Musculação ou ginástica? Saiba qual o melhor para emagrecer

4 comentários sobre “Musculação ou ginástica? Saiba qual o melhor para emagrecer

  1. Olá.
    A ideia da matéria é muito boa, mas há determinados conceitos que não se aplicam.
    1. “A musculação ajuda a tonificar a musculatura do corpo fazendo com que tenhamos mais massa magra,consequentemente, promovendo a diminuição da gordura” – Este é um grande mito relacionado a prática de atividades físicas. “Transformar gordura em músculos” não é possível, sendo a perda de gordura e o ganho de massa muscular processos distintos. Assim, afirmar que o aumento da massa magra levará à diminuição da gordura corporal é incorreto. O que pode ser afirmado é que, caso haja manutenção da quantidade corporal de gordura e aumento da massa magra, O PERCENTUAL DE GORDURA será mais baixo (embora, obviamente, a quantidade de gordura seja igual).
    2. “Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias.” As adaptações agudas ao exercício aeróbico são evidentes em muitos casos até 24 horas após a prática, principalmente relativas ao controle glicêmico promovido pelo aumento da sensibilidade do GLUT-4 na membrana das células. Além disso, você diz que eliminamos de 10 a 15 calorias. Diante disso eu pergunto: eliminamos isso depois de que treino? Intenso? Alto volume? Indivíduo sedentário ou atleta? Corrida? Natação? Futebol? Esta afirmação é um claro desrespeito ao princípio da individualidade biológica. Caso queira consultar um trabalho interessante sobre os efeitos agudos da atividade aeróbica, sugiro este. http://care.diabetesjournals.org/content/28/1/108.full.pdf+html .
    3. De que ginástica estamos falando no texto? Em momento algum isto ficou claro. Ginástica Localizada? Jump? Ginástica Aeróbica? Ginástica Rítmica? No mínimo relevante esta informação seria.
    4. Pensando em processos de perda de gordura, a musculação pode sim contribuir, dentro do aumento do gasto metabólico basal (mencionado de maneira simplificada por você). Contudo, não pode-se desconsiderar que o processo de perda de peso implica, necessariamente, em um saldo calórico diário negativo, ou seja, é fundamental que gastemos mais energia do que ingerimos. Desta forma, atividades com alta demanda energética são os focos de quem pretende como resultado a perda de peso. Dentre elas, destacam-se a corrida, a natação, o ciclismo, os jogos esportivos e outros. Enfatizo novamente, que musculação é SECUNDÁRIO no processo, e o que deve efetivamente ser incentivada é a prática de atividades aeróbicas.

    O profissional de Educação Física é, em diversos momentos, desvalorizado. Quando permitimos que inverdades sejam tratadas como questões corretas e a difusão de conhecimento não-comprovado só corroboramos a impressão que o senso comum tem de nós. Só seremos valorizados, profissional e financeiramente quando formos efetivamente qualificados para isto.

    Estou à disposição,

    Gibson Moreira Praça

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